Elevemed

Elevemed realiza treinamento prático sobre Estimulação Fisiológica do Sistema de Condução no Hospital Madre Teresa
Elevemed realiza treinamento prático sobre Estimulação Fisiológica do Sistema de Condução no Hospital Madre Teresa

Elevemed realiza treinamento prático sobre Estimulação Fisiológica do Sistema de Condução no Hospital Madre Teresa

A Elevemed promoveu, no dia 18 de julho, a partir 8h, no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG), um treinamento sobre “Estimulação Fisiológica do Sistema de Condução”. Ministrado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, Dr. Alexsandro Fagundes, o evento reuniu cirurgiões cardíacos e foi organizado pelos especialistas em cirurgia cardiovascular Rodrigo Bernardes e Susan Almeida.

Durante o treinamento, foram abordados conceitos fundamentais e práticas avançadas na área. “Em minha exposição, falei sobre a estimulação do sistema de condução, uma forma diferente de se proceder ao implante de marca-passos através da estimulação direta do sistema de condução cardíaco. Isso também é referido como estimulação fisiológica ou marca-passo fisiológico”, explicou Dr. Alexsandro Fagundes.

O especialista destacou que, tradicionalmente, o tratamento de problemas como arritmias e insuficiência cardíaca envolvia o implante de marca-passos convencionais, com eletrodos colocados dentro do ventrículo direito para estimular diretamente a musculatura cardíaca. Já os marca-passos ressincronizadores, em uso há mais de três décadas, atuam estimulando simultaneamente os ventrículos direito e esquerdo, melhorando a função cardíaca em determinados pacientes.

Entretanto, segundo Dr. Alexsandro, nos últimos dez anos, uma técnica inovadora vem sendo desenvolvida: a estimulação direta dos nervos especializados em condução elétrica do coração, conhecidos como sistema de condução cardíaco. “A estimulação direta do sistema de condução consiste na estimulação, através de eletrodos, do feixe de His ou do ramo esquerdo do feixe de His, que é possível ser feita com pequena adaptação à técnica comum de marca-passo convencional, mapeando esse sistema através de um polígrafo conectado ao eletrodo com uma baía especial durante o implante”, detalhou.

No encontro, foi realizada uma revisão sobre indicações, técnicas de implante, métodos de mapeamento e reconhecimento de exames que auxiliam na identificação dos pacientes com maior benefício para esse tipo de procedimento. A programação contou ainda com uma atividade prática, quando o especialista assessorou dois implantes realizados no próprio hospital junto aos médicos da região.

A linha de CRHF, que comercializa principalmente de marca-passos, da Elevemed foi utilizada como referência no treinamento e durante a parte prática dos atendimentos, contribuindo para a demonstração das técnicas de estimulação fisiológica do sistema de condução.

“Foi uma oportunidade de revisar essa técnica nova, retirar dúvidas dos médicos interessados em aprender e praticar um pouco através de implantes com os sistemas especiais que estão disponíveis com baía, eletrodo e os geradores durante um procedimento prático”, concluiu Dr. Alexsandro Fagundes.

Últimas Notícias
Categorias de Notícias

Notícias Relacionadas