O tratamento elétrico sempre é uma boa notícia e representa mais uma esperança para os pacientes que sofrem com a Insuficiência Cardíaca. Esse foi o tema central da reunião científica promovida pela Elevemed, no dia 13 de julho, no salão de eventos do Restaurante Parrilla, em Ubá (MG). O encontro teve como palestrantes o cardiologista Thiago Schroder, especialista em marcapasso e doutor em Medicina, Tecnologia e Intervenção em cardiologia (USP) e o também conceituado cardiologista Humberto Campos.
O principal objetivo do uso domarcapasso para terapia de Ressincronização Cardíaca é reparar a eficiência muscular do coração para assim melhorar a sincronia de contração das células do coração. O dispositivo atua por meio de eletrodos que são cuidadosamente colocados do lado direito e do lado esquerdo do coração e são indicados principalmente para pacientes que apresentam insuficiência cardíaca (coração fraco) e bloqueio do ramo esquerdo. Por emitir impulsos no ventrículo direito e esquerdo, esses dispositivos melhoram o sincronismo de contração do coração e fazem com que o músculo cardíaco trabalhe de forma mais coordenada e tenha melhor rendimento.
Segundo o cardiologista Thiago Schroder “o tratamento elétrico da insuficiência cardíaca, aumenta significativamente as chances dos pacientes obterem resultados positivos”, pontuou.
O cardiologista intervencionista Ricardo Ghetti, um dos especialistas convidados a participar da reunião, definiu a apresentação “como uma aula esclarecedora, organizada, didática e com um conteúdo teórico-prático muito importante para a atuação cotidiana dos cardiologistas”, opinou.
Comments