A Elevemed foi uma das empresas patrocinadoras do Simpósio "Arritmia em Foco" promovido no dia 27 de agosto pela Sociedade Brasileira de Cardiologia Estadual de Alagoas - SBC/AL e que reuniu residentes em cardiologia, clínicos, acadêmicos, cardiologistas clínicos e enfermeiros para uma manhã de atualização em arritmias cardíacas.
O evento aconteceu no salão de eventos do Jatiúca Hotel & Resort (AL) e contou com a participação de consagrados nomes da cardiologia alagoana, além do cardiologista e especialista em arritmia e eletrofisiologia clínica, Henrique César de A. Maia, convidado especial do Distrito Federal.
Durante o encontro foram debatidas as vantagens da terapia de crioablação em pacientes portadores de fibrilação atrial, que é uma alteração do ritmo cardíaco e pode causar sintomas como palpitações, fadiga e dispneia.
A FA é a principal causa de AVC na terceira idade, com grande impacto na qualidade de vida. A FA se associa ao Acidente Vascular Cerebral e os estudos demonstram que a possibilidade é de cinco a sete vezes maiores comparadas à população sem FA. A doença pode ser tratada com medicação, cardioversão, procedimento de ablação por cateter ou ablação cirúrgica.
Segundo o cardiologista Henrique César de A. Maia, "a fibrilação atrial é a arritmia mais comum na espécie humana, ela atinge cerca de 10% dos pacientes com 80 anos, e como nossa população está envelhecendo, ela também é responsável por pelo menos um, de cada seis eventos de acidente vascular cerebral, gerando um impacto de morbidade muito grande na população humana. Eventos científicos como esse chamam a atenção da população médica para a importância clínica de arritmias como fibrilação atrial e também mostra como a tecnologia pode ajudar a diminuir o impacto do sofrimento nos doentes, dando opções ao médico de formas de tratamento novas, mais eficientes e menos agressivas para o paciente e com menor custo social", finalizou.
O stand da Elevemed apresentou aos participantes do simpósio dispositivos como marca-passo e realizou demonstrações de como funciona o equipamento de crioablação. No dia anterior a realização do simpósio, o cardiologista Henrique Maia realizou o procedimento cirúrgico de crioablação, no Hospital do Coração de Alagoas, em uma paciente portadora de fibrilação atrial.
Comments